[fusion_builder_container hundred_percent=»no» equal_height_columns=»no» menu_anchor=»» hide_on_mobile=»small-visibility,medium-visibility,large-visibility» class=»» id=»» background_color=»» background_image=»» background_position=»center center» background_repeat=»no-repeat» fade=»no» background_parallax=»none» parallax_speed=»0.3″ video_mp4=»» video_webm=»» video_ogv=»» video_url=»» video_aspect_ratio=»16:9″ video_loop=»yes» video_mute=»yes» overlay_color=»» video_preview_image=»» border_size=»» border_color=»» border_style=»solid» padding_top=»» padding_bottom=»» padding_left=»» padding_right=»»][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=»1_1″ layout=»1_1″ background_position=»left top» background_color=»» border_size=»» border_color=»» border_style=»solid» border_position=»all» spacing=»yes» background_image=»» background_repeat=»no-repeat» padding=»» margin_top=»0px» margin_bottom=»0px» class=»» id=»» animation_type=»» animation_speed=»0.3″ animation_direction=»left» hide_on_mobile=»small-visibility,medium-visibility,large-visibility» center_content=»no» last=»no» min_height=»» hover_type=»none» link=»»][fusion_text]

Após mais de 25 anos promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação, o Instituto de Energia Tecnológica e Renovável de Tenerife (ITER), um corpo dependente do Cabildo de Tenerife, tornou-se, hoje, um centro internacional de pesquisa de referência em energias renováveis, engenharia, telecomunicações e meio ambiente. Atualmente, 200 trabalhadores, 12 centros de trabalho e 12 empresas formam o Grupo ITER, parte do Clube Licita Tenerife.

Desde a sua criação em 1990, a ITER teve uma presença internacional em mais de 30 países e participou ativamente de vários programas europeus, tendo desenvolvido mais de 200 projetos de P & D + i com parceiros da maioria das regiões européias. Ao mesmo tempo, atuou como consultor tecnológico e científico de numerosas organizações, como a Comissão Européia, o Cabildo de Tenerife, a Agência Espanhola de Cooperação (AECID) e numerosos governos e instituições internacionais.

Nos últimos anos, conscientes da importância das ilhas Canárias como plataforma tri-continental entre a Europa, a América e a África, o ITER realizou inúmeros projetos internacionais voltados para transferência de tecnologia e cooperação para o desenvolvimento, exportando know-how para outros países e arquipélagos.

Um desses projetos interessantes em que o ITER participou foi o Programa EURO-SOLAR, onde prestou assistência técnica à Comissão Européia em energia renovável e meio ambiente de 2006 a 2012. Este programa, que é uma iniciativa regional da O Serviço de Cooperação da Comissão Europeia (EuropeAid) teve como principal objectivo a promoção das energias renováveis ​​como motor do desenvolvimento humano nos oito países mais desfavorecidos da América Latina: Bolívia, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Paraguai e o Peru para contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades rurais, apoiando-as na luta contra a pobreza, o isolamento e a marginalização causados ​​pelas suas condições socioeconômicas.

O programa centrou-se na instalação de 600 sistemas de eletrificação rural usando energias renováveis ​​em comunidades isoladas, oferecendo uma ampla gama de possibilidades na telefonia, educação, saúde e, em geral, no acesso à informação, a fim de promover uma desenvolvimento sustentável nessas comunidades rurais. Os beneficiários finais do Programa e os proprietários dos kits eram mais de 300 mil pessoas de 600 comunidades rurais, que não tinham conexão com a rede de eletricidade naquele momento.

A tarefa importante do ITER por mais de seis anos foi dar apoio tecnológico à Comissão Européia para o desenvolvimento de. Programa EURO-Solar em termos de design, controle de qualidade de suprimentos, operação dos sistemas e avaliação do programa e treinamento.

O Euro-Solar foi abordado como um programa abrangente, uma vez que não se limitava à instalação e ao comissionamento do equipamento, mas também incluiu o treinamento de membros das comunidades para a gestão e manutenção dos kits e o apoio no desenvolvimento de serviços básicos nas áreas de educação e tecnologias da informação, promoção da saúde e atividades sociais e produtivas.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]